quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gabarito da prova 
 1a Fase da OBMEP - 2009
-------
1B
2C
3A
4C
5D
6A
7C
8E
9A
10D
11B
12A
13C
14C
15D
16D
17E
18B
19C
20E
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7 comentários:

Unknown disse...

Prof. Mario eu estou com duvida no exercício 7 da OBMEP, eu assinalei a alternativa A que na hora parecia-me a correta, fiz a subtração das bases, mas no gabarito consta que a alternativa correta é a C. Depois pensei na situação de que expoente par transforma o sinal da base em positivo. Creio que errei por algum descuido, acho que esqueci alguma regrinha. Grato desde já
só pra lembrar você sou o aluno do 1°C que pediu ajuda com aquelas provas da Aeronáutica.

Unknown disse...

Prof. caso você não tenha a prova em mãos o exercíco é o seguinte :
7. Qual é o valor de 2 2
5353 - 2828
A) 2525²
B) 3535²
C) 4545²
D) 4565²
E) 5335²

Prof. Mário Hanada disse...

Olá, Rafael, td bem?
questão 7:
Temos que fazer 5353 = 53 x 101
e 2828 = 28 x 101
UseUse agora a diferença de dois quadrados:
obs:
entende 5353(2) =como 5353 ao quadrado, ok?

5353(2) - 2828(2) = 53(2)x101(2) + 28(2)x101(2) =
[53(2) - 28(2)] x 101(2) =
[53-28]x[53+28]x 101(2)=
5(2)x 9(2)x 101(2) =
45(2)x101(2) =
[45x101](2) = 4545(2)

Tá aí...
Realmennte não é fácil pensar em artifícios desse tipo.
Abraços

Unknown disse...

na hora eu fui diretamente subtraindo as bases daí os 2525², bem elaborado esses exercício, grande pegadinha, se n prestar atenção como eu fiz, axei que era simples, resolvi e passei para o proximo. Prof. na conta vc n errou o sinal ? está assim :
5353(2) - 2828(2)=
53(2)x101(2)+ 28(2)x101(2)=
o sinal acima não deveria ser de subtração ?
queria saber também onde posso encontrar a resolução dos exerc.
obrigado e abraços

Prof. Mário Hanada disse...

Vc tem razão, errei...é sinal de negativo.
É isso aí Rafael,
abraço.

Unknown disse...

Mário tenho uma idéia aqui que poderia tornar seu blog mais prático e organizado se você quiser aproveitar aqui vai: vc fez as divisoes por trigonometria, geometria e etc das video aulas, vc também poderia divir por anos, por exemplo 1° colegial, funções, inequações, eq. exponencial e por ae vai; depois uma área com a materia do 2° colegial e outra do
3º. Isso é claro se for viável e se vc achar que melhoraria a organização
Abraço prof. até mais

Prof. Mário Hanada disse...

Rafael
Obrigado pela dica.
Na verdade eu pensei nisso também, porém como o meu blog tem seu propósito para qualquer estudante que acesse de qualquer lugar do mundo, pode acontecer que am algumas escolas os assuntos estejam um pouco trocados, ou seja, por exemplo,a geometria espacial, pode ser dado tanto no
2o ano como no 3o ano.
Mesmo assim, sempre estou atento às dicas, como à sua.
Obrigado mais uma vez.
Abraços

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