segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Caros alunos:
Vejam o que copiei do site Oficial do INEP
( apenas copiei a parte relativa à Matemática). Para saberem sobre as demais Matrizes de Referência, acessem:
http://www.enem.inep.gov.br/Enem2009_matriz.pdf



MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009


Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias


Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros,

racionais e reais.

H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números

e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre

afirmações quantitativas.

H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e

a representação da realidade e agir sobre ela.

H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço

tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.

H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e

forma.

H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos

propostos como solução de problemas do cotidiano.

Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a

compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos

relacionados a grandezas e medidas.

Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a

compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.

H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou

inversamente proporcionais.

H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a

construção de argumentação.

H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis

socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de

argumentação.

H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social

obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,

extrapolação, interpolação e interpretação.

H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a

construção de argumentos.

Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos

fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas,

determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações

de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados

expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em

gráficos.

H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e

probabilidade.

H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a

construção de argumentação.

H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de

estatística e probabilidade.

Nenhum comentário:

PROPOSTA DO PROFESSOR NERCKIE

AULAS DE MATEMÁTICA NO POWER POINT DO PROF. MÁRIO HANADA

.....................PROCURE NESTA PÁGINA.......................

Teste de QI de Einstein.

Apenas 2% da população consegue resolver, segundo Einstein.

As 11 regras de Bill Gates.

On line

Vídeo Matéria II - Como Fazer Uma Prova - Parte I

POSTAGENS - POSTAGENS - POSTAGENS - POSTAGENS - POSTAGENS - POSTAGENS

Romantico- Amor de verdade- o video mais visto no Mundo, linda demonstracao de amor!

estou procurando sobre...

Pesquisa personalizada
Ocorreu um erro neste gadget

Para você que tem um Blog ou um Site

Ocorreu um erro neste gadget

Colabore com o Professor

Ocorreu um erro neste gadget

Desafio Legal - Tente tirar o carro amarelo da garagem

Outro desafio semelhante.

CLIQUE AQUI